ESEF | https://esef.br

Aula prática de Anatomia é fruto da parceria ESEF e FMJ

Publicada em 04/05/2017 às 13:22

No dia 27 de abril (quinta-feira passada) pela manhã vivenciamos um momento histórico para a ESEF.

Histórico porque recuperamos o contato dos nossos alunos com as aulas práticas (peças anatômicas naturais de humanos) no Laboratório de Anatomia da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Sobretudo, porque não se trata de apenas de uma visita isolada e observatória, e sim parte de um programa de seis aulas ao longo desse semestre, as quais foram elaboradas com ementas, estudos dirigidos e ao final da aula a aplicação de questões relacionadas ao conteúdo desenvolvido. Essas aulas abertas aos alunos de todos os semestres do nosso curso.
Mostra o interesse dos nossos alunos na participação de iniciativas acadêmicas dessa natureza, ou seja, os mais de 50 alunos presentes na FMJ provaram que estão preocupados exclusivamente com as suas respectivas formações, uma vez que, essas aulas de anatomia não estão atreladas a notas, conceitos ou presença em nossas disciplinas curriculares, reforça a nossa parceria com a FMJ que busca, mesmo com dificuldades, avançar além da Iniciação Científica.

Destaco também o fato dessa aula de anatomia ser conduzida pelo nosso ex-aluno e agora Professor Victor Augusto Ramos Fernandes, formado na ESEF há dois anos, bolsista de Iniciação Científica da ESEF, e que foi um dos beneficiados da nossa parceria na IC com FMJ, pois desenvolveu seu Projeto de Pesquisa, ainda na graduação nos Laboratórios da FMJ. Após a conclusão da graduação, ingressou no Mestrado da FMJ em Ciências da Saúde, onde além da pesquisa se envolveu no Programa de Capacitação Docente da Pós Graduação na área de anatomia. A ponto de ganhar a confiança do Coordenador do Laboratório de Anatomia da FMJ para ministrar as aulas para nossos alunos.
Sem dúvida foi um motivo de muito orgulho presenciar uma Aula de Anatomia em uma Faculdade de Medicina, ministrada por um Professor de Educação Física para alunos de Educação Física. Foi interessante ver o brilho nos olhos de nossos alunos quando anunciei que o Victor é nosso ex-aluno e que há dois anos estava em nossas salas de aula e que hoje desfruta de uma posição de prestígio e confiança, conquistada graças a sua dedicação em outra Instituição.


Link original: https://esef.br/2017/05/04/aula-pratica-de-anatomia-e-fruto-da-parceria-esef-e-fmj/