ESEF | http://esef.br

Extensão

Projetos de Extensão da ESEF

A ESEF desde 2003 vem estimulando o desenvolvimento de projetos de extensão que contemplem a efetiva participação de alunos, acreditando ser um meio de formar profissionais-cidadãos, elegendo o espaço fora de sala de aula como campo de aprendizagem, tanto dos saberes técnicos-científicos quanto dos conhecimentos humanos.
A Extensão “é um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. A extensão é uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico” (Política Nacional de Extensão Universitária).

Atividades de Extensão na ESEF

As atividades de extensão da ESEF têm por objetivo integrar o ensino e a pesquisa com a comunidade, e acontecem em dois formatos:

Cursos de Extensão Universitária têm por objetivo divulgar o conhecimento científico na área para profissionais e leigos interessados, promovendo a formação continuada. Acontecem esporadicamente, com duração entre 4 a 16 horas, conforme propostos e divulgados pela Coordenação de Extensão. Para a maioria dos Cursos é cobrada uma pequena taxa, outros são gratuitos. A inscrição é feita conforme orientação na divulgação.

Atenção alunos da ESEF: a participação nos projetos pode ocorrer como usuário (para treinar, aprender a nadar, etc.), ou como voluntário que apoia os bolsistas em sua atuação pedagógica. Nessa função, o próprio voluntário decide em que dias e horários pretende participar, para ganhar experiência, conhecer novas modalidades e “aprender fazendo” na prática, o que traz conhecimento de valor inestimável para a formação profissional. Qualquer aluno de qualquer curso e semestre da ESEF pode se tornar voluntário, procurando a Central de Extensão no Bloco C (entrada em frente às quadras de tênis). Ainda existe a possibilidade de atuar como bolsista, recebendo desconto na mensalidade do curso de graduação (ou de pós-graduação) pela atuação por determinado número de horas semanais, que pode chegar a 100% de desconto. A seleção de bolsistas é feita por meio de um processo seletivo promovido periodicamente pela Coordenação de Extensão, do qual qualquer aluno de qualquer semestre pode participar, e cujas regras seguem o regulamento do Programa de Bolsas da ESEF.

Projetos de Extensão oferecem a prática das mais variadas atividades físicas à população. Qualquer pessoa pode se inscrever, desde que respeitadas as faixas etárias indicadas para cada projeto. Devido ao custo que geram à ESEF, os usuários devem pagar uma pequena taxa mensal. Para alunos e funcionários da ESEF, a participação é gratuita, mas a inscrição é imprescindível.

Documentos para inscrição: RG, CPF, comprovante de residência e atestado médico. Para menores, autorização do responsável.

Entre os projetos, destacam-se:

HIDROGINÁSTICA

O principal objetivo das aulas de hidroginástica é proporcionar saúde, bem-estar e melhora na qualidade de vida para pessoas acima de 30 anos. Nosso projeto de Hidroginástica está em primeiro lugar na procura dos projetos de extensão da ESEF, como toda aula em grupo as aulas são bastante animadas, divertidas e prazerosas.

A piscina semiolímpica, coberta e com água aquecida garante condições ideais para as aulas.

Horários:

Segunda e quarta-feira – das 12h30 às 19h30

terça e quinta-feira – das 8h30 às 16h30

sexta-feira – das 12h30 às 18h30

NATAÇÃO ADULTO

A aulas de natação tem como objetivo a aprendizagem da modalidade e a sobrevivência ao meio aquático além de proporcionar saúde, bem-estar e melhora na qualidade de vida do indivíduo, na piscina coberta e aquecida com profundidade entre 1,00 e 2,20 m.

As aulas são direcionadas para o público acima dos 18 anos e são formadas por turmas de 5 a 10 alunos, divididos entre iniciantes e avançados. Com essa divisão os professores trabalham a individualidade de cada aluno sempre respeitando suas necessidades.

Horários:

segunda, quarta e sexta-feira – das 15h30 às 17h30

terça e quinta-feira – 17h30

 

NATAÇÃO PARA PAIS E FILHOS

A natação para pais e filhos é um projeto inovador da ESEF que tem por objetivo desenvolver as habilidades aquáticas de crianças entre 5 e 10 anos, perder o medo e permitir vivencias de espaço e movimento na água com a ajuda do seu pai ou mãe, cuja presença é obrigatória e de suma importância para o alcance dos objetivos motores e sociais. O acompanhante da criança não precisa saber nadar, mas não pode ter medo de água. As aulas são realizadas em 3 módulos com 8 aulas cada.

 Horários:

(Mod. 3) terça e sexta-feira – 19h30

 

NATAÇÃO FUNCIONAL

Esse projeto se destina àqueles adolescentes e adultos que já sabem nadar e querem praticar a natação em um ambiente tranquilo, com orientação esporádica, seguindo um plano de treinamento individualmente elaborado pela nossa equipe. As aulas acontecem na parte funda da piscina com as raias na transversal, permitindo nadar a distância de 14m entre as viradas. Para participar é necessário ter acima de 14 anos.

Horários:

segunda, quarta e sexta-feira – 18h30 e 19h30

terça e quinta-feira – 08h30 e 09h30

VENCER O MEDO

Esse projeto foi criado para atender adultos e idosos que gostariam de usufruir de atividades em piscinas, rios, lagos, mar, mas não conseguem aderir a essas opções de lazer e atividade física por medo da água. Cursos convencionais de natação normalmente não permitem que o professor se dedique a essa situação do aprendiz na medida que seria necessário, por isso foi criado um método específico, baseado em evidências científicas, cujo elemento-chave é a atuação de um(a) acompanhante.

Horários:

sexta-feira – das 19h30 às 20h30

TREINAMENTO RESISTIDO

Aproveitando a estrutura do Laboratório de Treinamento Resistido da ESEF, esse projeto atende a adolescentes e adultos a partir dos 14 anos, praticantes ou novatos. Uma anamnese detalhada permite à equipe elaborar uma prescrição de exercícios individualizada conforme os objetivos e as condições de cada usuário.

Horários:

segunda, quarta e sexta-feira – das 10h30 às 13h30

terça, quinta e sexta-feira – das 16h às 19h

No Laboratório de Treinamento Resistido, no 3.o piso do Bloco C (mezanino).

 TREINAMENTO FUNCIONAL

O treinamento Funcional é uma modalidade que está sendo muito praticado no Brasil nos últimos tempos, atendendo a um público mais amplo que procura exercitar-se de forma mais dinâmica e variada. Tem como objetivo trabalhar o corpo como um todo. focalizando os músculos do core, abdominais, lombares e glúteos, trabalhando assim equilíbrio e propriocepção. Assim, trazendo inúmeros benefícios aos praticantes, como a melhora da postura, melhora do equilíbrio muscular, diminuição da incidência de lesão, estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral, melhora da força, coordenação motora etc. O público alvo são pessoas com idade a partir dos 14 anos, com ou sem experiência na modalidade.

Horários:

segunda e quarta-feira – 17h30 às 18h30

BALLET CLÁSSICO

O projeto tem o intuito de proporcionar a vivência na modalidade para a população infantil. O ballet proporciona a seu praticante condicionamento físico, expressão corporal, musicalidade, coordenação motora, leveza, entre outros benefícios. Atendemos ao público dos 5 aos 14 anos.

Horários:

5 e 6 anos – terça e quinta-feira – 17h30

7 a 9 anos – terça-feira – 16h30

10 a 14 anos – quinta-feira 16h30

Sala de dança (piso 1 do Bloco C, entrada ao lado do hall de entrada do Bloco C).

 PILATES SOLO

Com o intuito de promover uma atividade física que trabalhe as individualidades de cada pessoa promovendo uma melhor qualidade de vida o projeto Pilates Solo busca atender a população com mais de 18 anos, com sobrepeso, terceira idade, e pessoas com necessidades especiais, que procuram uma tonificação muscular e melhora da condição do sistema de sustentação e do controle postural.

Horários:

terça e quinta-feira – 13h às 14h

Sala de artes marciais (piso 1 do Bloco C, entrada ao pelo hall de entrada do Bloco C).

DANÇA ESPORTIVA

Sendo desenvolvido desde 2004, esse projeto já formou vários campeões em competições de Dança Esportiva no Brasil, modalidade em que a ESEF é pioneira nacional. A Dança Esportiva é a vertente competitiva da Dança de Salão e competições são disputadas no mundo há mais que 100 anos. Pauta-se pela beleza, domínio técnico e criatividade dos atletas na pista nas mais diversas danças, em pares de gêneros diferentes ou não, ou em grupos, seguindo regras e critérios de arbitragem oficiais. As aulas do projeto acontecem em grupo e as inscrições podem ser feitas, em pares ou não, por todas as pessoas acima de 12 anos, inclusive pessoas com deficiência. As aulas são gratuitas.

Horários: Segunda a sexta-feira em horários variados entre 8h30 e 18h30, na sala de dança (piso 1 do Bloco C, entrada ao lado do hall de entrada do Bloco C).

    

AVALIAÇÃO FÍSICA

Com um atendimento individualizado e personalizado o projeto de Avaliação Física busca apontar ao indivíduo o seu real estado físico, através de testes como IMC (percentual de gordura), RCQ, medidas corporais, dobras cutâneas, teste de flexibilidade, força e resistência. A Avaliação Física é uma ferramenta muito importante para especificar o tipo de atividade que melhor se encaixa no perfil individual, permitir a prescrição adequada do programa de treinamento e acompanhar a evolução, para assim atingir o objetivo pessoal com máxima eficiência.

Horários: Individuais, agendados na Central de Extensão, na sala de Avaliação Física (piso 1 do Bloco C, entrada pelo corredor do hall de entrada do Bloco C).

 

Regulamento das atividades de extensão


Atendimento

Segunda à Sexta feira: das 12h30 às 19h00

Telefone: 11 4805 7959

Inscrições:

Todos os meses do dia 1º ao dia 15

(exceto fins de semana e feriado)

Documentos necessários:

RG, CPF, Comprovante de Endereço e Atestado Médico

(Apto para prática de atividade física).

Sem a apresentação do atestado médico não realizamos inscrições.

OBS.: Para hidroginástica é necessário ter acima de 30 anos, para natação acima de 18 anos e para os demais projetos acima de 14 anos (com a autorização do responsável).

Atividades oferecidas

  • HIDROGINÁSTICA
  • NATAÇÃO ADULTO
  • NATAÇÃO PARA PAIS E FILHOS
  • NATAÇÃO FUNCIONAL
  • TREINAMENTO RESISTIDO
  • TREINAMENTO FUNCIONAL
  • BALLET INFANTIL
  • PILATES SOLO
  • AVALIAÇÃO FÍSICA
  • DANÇA ESPORTIVA (Gratuito)

Confira a relação completa de idades e as respectivas modalidades

Confira horários e valores dos projetos de extensão de 2020

 


Como Participar

Como Voluntários

A) Auxiliando os bolsistas e professores no desenvolvimento das atividades;

B) Propor projetos de extensão a comunidade interna (Alunos ESEF)

Como Alunos Participantes das atividades desenvolvidas;

Como Bolsista – Através de processos seletivo interno divulgado pela coordenação de extensão;

Como oferecer um Projeto ou Atividade de Extensão

O aluno que oferecer projeto de extensão deverá estar ciente e de acordo com as normas estabelecidas pela coordenação de extensão:

A) Estejam regularmente matriculados e com frequência no semestre em andamento;

B) Para encaminhamento do projeto ou atividade de extensão o aluno, deverá preencher um formulário e protocolar na secretaria o qual será encaminhado à coordenação de extensão;

C) O projeto será analisado pela coordenação de extensão que avalia a relevância acdêmica, social e institucional do projeto;

D) A cada final de semestre, protocolar a coordenação de extensão um relatório sobre o desenvolvimento do projeto;

 

Modelo de proposta de projeto (documento editável) Modelo de Relatório (documento editável)