ESEF | http://esef.br

História

Mais de 45 anos de tradição

Aqui, nesta linha do tempo, vamos resgatar um pouco a nossa história com a perspectiva de oferecer à Comunidade Universitária, aos Munícipes e a tantos outros alguns dos fatos e personagens que compuseram os diferentes cenários e períodos pelos quais passou a Instituição, desde a sua idealização até os dias de hoje.


1972 Surgem as primeiras leis para a autorização e o funcionamento da ESEF.

1974 Dia 5 de julho de 1974 a ESEF é reconhecida pelo Governo Federal.

1977 Janeiro de 1977 foi realizada a colação de grau da 1ª turma do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física denominada “Turma Prof. José Carlos Bissoli”.

1980 A ESEF dá inicio aos Festivais de Dança e Ginástica. Evento que marcou esta decada com trabalhos desenvolvidos pelos alunos na área do ritmo e dança sempre atraindo um grande publico no Ginásio de Esportes Dr. Nicolino de Lucca.

1990 A ESEF deixa as dependencias do Ginásio de Esportes Dr. Nicolino de Lucca e se instala no prédio didático (bloco “A”), sendo esta a 1ª construção adequada para as necessidades acadêmicas.

1999 Lançamento do 1º curso de Pós-Graduação Lato Sensu.

2000 No mês de junho a ESEF amplia suas instalações e inaugura o prédio administrativo (bloco “B”).

2002 Início dos Projetos de Extensão – Aprenda nadando.

2004 No mês de agosto a piscina ganha reformas e se torna o Centro Aquático de Aprendizagem. É inaugurado também o Centro de Atividades Pedagógicas e Motricidade Humana (bloco “C”). É realizada a 1ª Copa ESEF de Dança Esportiva.

2005 Início do Projeto de Extensão de Hidroginástica.

2006 A ESEF realiza o 1º Congresso de Educação Física de Jundiaí, com o objetivo de reunir trabalhos científicos das mais diversas áreas da Educação Física e possibilitar um fórum de discussão para os pesquisadores da área. Foi neste ano também que houve ampliação dos grupos de estudo e surge o Comite de Ética na pesquisa cientifica sob a liderança do Prof. Ms. Marcelo Conte.

2007 Foram iniciadas as obras para a construção de um novo prédio (bloco “D”) para a realização das aulas de Graduação, Pós-Graduação e para Práticas Desportivas. Neste ano a coordenação desta instituição de ensino, atendendo a legislação superior implanta novos projetos pedagógicos, os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, além de modificar para semestralidade o curso já existente.

2008 A coordenação dos projetos de extensão intensifica suas atividades e atende um maior numero de segmentos da comunidade como: Terceira idade, crianças carentes, deficientes e outros.

2009 Em setembro de 2009 a Esef lança a primeira edição da Revista Eletrônica PULSAR.

2015 A ESEF completa 43 anos de existência e chega ao seu 10° Congresso de Educação Física de Jundiaí.

2017 Julho de 2017 chega aos 45 anos  de sua fundação e em novembro comemora o 12° Congresso de Educação Física de Jundiaí.

2018 Reinicio das atividades de Pós Graduação.


Conheça um pouco mais da história da Esef:

Revista Histórica Ouça o hino da ESEF