ESEF | https://esef.br

Relato sobre o VI Encontro de Extensão da ESEF

Publicada em 04/09/2017 às 11:19

No ultimo sábado, dia 26, foi realizado o VI Encontro de Extensão da ESEF. O evento teve como objetivo divulgar o trabalho realizado nos Projetos de Extensão para os alunos formandos da Instituição, mostrando que a participação como voluntariado ou bolsista tem fundamental importância para a formação do profissional cidadão e preparação para o mercado de trabalho.

O encontro foi organizado pela Coordenação dos Projetos de Extensão, juntamente com os alunos bolsistas, e teve a presença de cerca de 30 estudantes e professores da ESEF, além de ex-alunos e pessoas da comunidade, que participaram com muito interesse das danças apresentadas e da hidroginástica.

No início do evento, houve uma palestra sobre a importância da Extensão Universitária na vida dos alunos formandos, em que ex-alunos formados há algum tempo na ESEF contaram suas vivências nos projetos de Extensão. O Prof. Helio Beteli, proprietário de uma das academias mais renomadas de Jundiaí, além de mostrar que a Extensão teve fundamental relevância na sua vida profissional, explicou que todo estudante universitário precisa ter essa experiência pré-formação, para que assim consiga lidar com mais facilidade com as pessoas com que irá trabalhar, superando todas as dificuldades, sanando dúvidas com os professores e, assim, contribuir para o desenvolvimento do próprio conhecimento.

A Prof. Gorete de Souza por sua vez destacou que largou tudo para realizar seu sonho na área da Educação Física, atualmente tem seu próprio stúdio de Pilates, explicou que os Projetos contribuíram muito para adquirir maiores conhecimentos e se desenvolver profissionalmente. Em seguida, o Prof. Rafael Wellington ressaltou que a Extensão universitária foi essencial para seu ingresso no mercado de trabalho na área da Educação Física, sendo importante para expandir os conhecimentos práticos adquiridos e facilitando as atividades desenvolvidas fora da ESEF. Além disso, houve a divulgação do Projeto de Treinamento Funcional, para todos os alunos formandos da ESEF, pelo aluno-bolsista William Martins.

Complementando, a Coordenadora de Extensão, Profa. Dra. Bettina Ried, explicou que a Extensão é um dos pilares do Ensino Superior, integrando o ensino e a pesquisa com a comunidade, permitindo que o conhecimento produzido na pesquisa e divulgado no ensino seja revertido em benefício para a comunidade. Por outro lado, no trabalho com a comunidade se revelam as necessidades de novas pesquisas a serem feitas. Assim, na ESEF todos os graduandos podem e devem participar como voluntários ou até como bolsistas, que em troca de sua atuação nos projetos recebem desconto na mensalidade, mas também podem propor seus próprios projetos. Para tal, devem entrar em contato com a Assessora Técnica, Profa. Graziela Ferreira, ou com a própria Profa. Bettina.

Após a palestra, houve uma apresentação de Dança Esportiva por estudantes da ESEF e convidados, demonstrando a todos uma das atividades desenvolvidas nos Projetos de Extensão e divulgando para os interessados em praticar a modalidade. Depois, a aluna-bolsista Vanessa comandou uma aula de Ritmos para todas as pessoas presentes no evento participarem, e até mesmo os Professores da ESEF dançaram, sendo um sucesso.

Como último item do programa aconteceu uma aula de Hidroginástica na piscina coberta da ESEF, ministrada por alunos-bolsistas atuantes nas aulas dos Projetos de Hidroginástica e Natação, com ampla participação dos estudantes. Vale salientar que houve muitos elogios por parte de pessoas que estavam de fora assistindo a aula, confirmando que as atividades desenvolvidas pelos Projetos são de grande qualidade e competência. Ou, nas palavras da Assessora Técnica, uma das intenções do Encontro de Extensão foi mostrar para os alunos a importância que nossos projetos têm na comunidade e na sua formação profissional, pois como nossos ex-alunos confirmaram nos seus relatos, “a experiência adquirida nos projetos é de grande importância para o aluno ainda em curso”, sempre favorecendo a formação do profissional enquanto cidadão e favorecer a reformulação do conceito de “sala de aula” são um de nossos objetivos.

Outro objetivo é estimular os alunos a promoverem atividades primeiramente para os alunos da instituição e futuramente para a comunidade, como forma de incentivo nosso bolsista Willian apresentou seu projeto de treinamento funcional e convidou a todos para participarem.

O evento, planejado para durar cerca de duas horas, apesar de ter começado um pouco mais tarde que o horário programado, obteve um grande êxito, e pôde mostrar a todos os estudantes da ESEF como é relevante a Extensão, e as atividades desenvolvidas pelos Projetos, além disso, abriu as portas para os estudantes criarem novos Projetos, podendo ser desenvolvidos na Instituição.


Leia mais sobre
Link original: https://esef.br/2017/09/04/relato-sobre-o-encontro-de-extensao/