ESEF | https://esef.br

Como escolher a faculdade certa para mim?

Publicada em 04/10/2018 às 08:41

Como em todo final de ano, está chegando o momento de muita expectativa, mas também de muita dúvida para todos aqueles que sempre sonharam em fazer um Curso Superior. É de conhecimento geral que o um diploma de Ensino Superior é o caminho mais certeiro para abrir muitas portas para um futuro pessoal e profissional promissor.

Mas como escolher o curso mais adequado? Com achar a faculdade que oferece melhor relação custo-benefício? O que deve ser levado em conta para que você invista tempo e dinheiro em um curso que vai fazer a diferença em um mercado de trabalho concorrido? Como saber qual é a faculdade que melhor vai preparar você para esse desafio profissional?

Vários profissionais que fizeram sucesso apresentam algumas dicas valiosas. Vamos a elas:

CONHEÇA A QUALIFICAÇÃO DO CORPO DOCENTE

Neste item serve como regra básica: quanto melhor a qualificação do corpo docente de uma faculdade, maiores são as chances de que ela tenha uma ótima qualidade. Docentes altamente qualificados estão sempre mais atualizados e isto irá com certeza farão a diferença tanto na sua aprendizagem como também na sua performance na carreira que almeja.

Desta forma, verificar a quantidade de professores mestres e doutores de uma faculdade é uma boa maneira de descobrir a qualidade do ensino praticado pela Instituição.

Mas atenção, não é só titulação, é bom verificar se o corpo docente, além de qualificado, tem uma relação direta com a profissão.

CONSIDERE A INFRAESTRUTURA DA INSTITUIÇÃO

A infraestrutura de uma faculdade diz muito sobre a sua qualidade. Por isso, é recomendável que você procure conhecer o que a instituição tem a oferecer. Observe se a instituição têm laboratórios, bibliotecas, espaços para aulas práticas, material oferecido, e outros recursos. Estes são alguns dos elementos que irão fazer a diferença no processo de ensino e aprendizagem. Mesmo em tempos de fácil acesso a fontes virtuais na internet, oferecer amplo e constante acesso a livros-texto e manuais é um recurso indispensável a qualquer curso superior: não é à toa que as universidades mais conceituadas do mundo exibem como cartão-postal as suas bibliotecas. Verifique, portanto, quantos títulos e exemplares da sua área a biblioteca da instituição têm à disposição dos alunos.

VERIFIQUE SE A INSTITUIÇÃO OFERECE PROJETOS PARA OS ALUNOS PARTICIPAREM

Saber se a instituição conta com projetos de Extensão e Pesquisa é importante para avaliar a qualidade do curso. Os projetos de extensão permitem que os alunos mergulhem no mundo real desde o primeiro dia de aula, dentro da própria instituição. A pesquisa, por sua vez, é um caminho importante para colocar os alunos em contato com os desafios ainda não explorados na área, e traz o glamour da ciência para dentro da formação profissional.

Pergunte se a instituição desenvolve projetos de pesquisa ou de extensão, e se os alunos da instituição são bem vindos nesses projetos. Notícias e relatos sobre essas atividades acadêmicas no site da instituição ajudam você a tomar a decisão certa.

ANALISE DE QUE MANEIRA O MERCADO DE TRABALHO ENXERGA A INSTITUIÇÃO

Um dos objetivos em se investir em um curso superior é conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho.  Por isso é fundamental saber se o mercado de trabalho gosta de trabalhar com os alunos da instituição.

Saber se alunos que se formam em determinada faculdade são bem aceitos pelo mercado de trabalho ajuda a atestar o ensino de qualidade e a capacidade de formar bons profissionais.

Converse com pessoas já formadas, faça pesquisas e analise a situação da instituição no âmbito profissional. Muitas instituições disponibilizam em seu site depoimentos de ex-alunos, veja e ouça o que eles têm a dizer.

 

 

Como pode ser observado, avaliar a qualidade de uma faculdade é uma tarefa importante e pesquisar sobre esses itens  ajuda a fazer uma ótima escolha! Sucesso!

 

 

E A ESEF Jundiaí como ela é:

  • Corpo Docente altamente qualificado (21% de Mestres e 71 % de Doutores), todos envolvidos com a profissão.
  • Infraestrutura de primeira qualidade com todas as instalações necessárias para um curso de qualidade.
  • Projetos de Pesquisa (com bolsas de Iniciação Científica do Governo Federal) e parcerias com pesquisadores das mais renomadas instituições de pesquisa.
  • Projetos de Extensão com mais de 1000 pessoas participantes em várias modalidades e faixas etárias, nos quais os alunos da ESEF atuam realizando estágios e aprendendo a trabalhar sob supervisão de docentes da instituição, inclusive com a possibilidade de receber bolsas de estudo.
  • Os alunos formados pela ESEF são apreciados e muito requisitados pelo mercado, com muito sucesso nos concursos públicos. Vários ex-alunos estão realizando cursos de pós graduação, mestrado e doutorado nas mais renomadas instituições de pesquisa do Brasil.

A ESEF tem tudo isso, além de uma tradição de mais de 40 anos formando profissionais de Educação Física da mais alta categoria.

Venha conferir!


Link original: https://esef.br/2018/10/04/como-escolher-a-faculdade-certa-para-mim/