Pesquisa
Linhas de Pesquisas – ESEF
Coordenação de Pesquisa
Áreas de concentração e Linhas de Pesquisas
Prof. Dr. Marcelo Conte – (contemarcelo@bol.com.br)
(Coordenador Institucional de Pesquisa ESEFJ)
As áreas de pesquisa da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí são em Educação Física & Sociedade e Atividade Física & Saúde:
1- ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Educação Física e Sociedade
Estuda a produção do conhecimento no campo da Educação Física, do Esporte e do Lazer nas perspectivas das Ciências Humanas, da Educação e da Arte.
Linhas de Pesquisa
1.1. Escola, Intervenção Pedagógica e Formação Profissional
Estuda escola enquanto Instituição social situada historicamente, as dimensões de currículo e intervenções pedagógicas que se configuram neste espaço. Investiga o “ser professor” nas extensões dos saberes, da identidade e da representação social.
1.2. Pedagogia das Práticas Corporais
Estuda as práticas corporais como manifestações socioculturais na perspectiva didático-pedagógica.
1.3. Políticas Públicas em Educação Física, Esporte e Lazer
Estuda as relações das temáticas do Esporte, do Lazer e da Política, com investigações sobre a gestão e as políticas públicas de esporte e lazer.
1.4. Educação Física, Cultura e Diversidade
Estuda as dimensões socioculturais da Educação Física com ênfase nos aspectos simbólicos que permeiam as relações sociais em os diferentes contextos.
2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Atividade Física e Saúde
Estudo da influência da atividade física na saúde, bem como dos seus processos e metodologias de investigação, sob uma perspectiva observacional e experimental.
Linhas de Pesquisa
2.1. Alterações crônicas e agudas do exercício físico
Investiga as respostas crônicas e agudas observadas em decorrência da realização do exercício e do treinamento físico, visando descrever e explicar os mecanismos fisiológicos envolvidos.
2.2. Epidemiologia da Atividade Física
Estudo dos eventos relacionados à saúde de determinadas populações, fatores determinantes para a prática da Atividade Física e percentual de praticantes pesquisados em diferentes classes sociais, gênero e faixa etária. Estudo das condições de saúde-doença de determinadas populações e correlações com o sedentarismo.
2.3. Atividade Física do Idoso
Estudar, analisar e avaliar os efeitos da atividade física habitual e/ou do exercício físico sistematizado sobre variáveis de aptidão física e fisiológicas, bem como os aspectos psicossociais relacionados a prática do exercício físico em pessoas idosas.
2.4. Biomecânica do Movimento Humano e Ciências Visuais
Estuda os mecanismos neuromotores e visuais do movimento humano no contexto de movimentos voluntários em atletas e outros grupos de indivíduos.
2.5. Esportes a Motor e Performance Física
Aprofundar os conhecimentos sobre a influência da aptidão física nos esportes a motor. Observar as respostas funcionais, fisiológicas e bioquímicas de pilotos frente competições, provas, sessões de treinamento em pista ou treinamento físico. Desenvolver técnicas de monitoramento do esforço de pilotos durante as competições. Estabelecer protocolos de treinamento físico para otimizar a performance física de praticantes de esporte a motor.